Preocupação

Com cinco diagnósticos diferentes, mãe busca análise médica definitiva para o filho

Com o filho de dez anos internado desde o dia 7, Luana Motta Duarte se preocupa com a situação

Foto: Italo Santos - Especial - DP - Luana Motta Duarte está preocupada com quadro clínico do filho

O desespero de uma mãe diante da incerteza do diagnóstico para o filho de dez anos, internado desde o dia 7 de junho no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU-UCPel) e prestes a ter alta, a faz pedir ajuda. Em 12 dias, entre idas e vindas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) e Unidade Básica de Saúde (UBS), foram cinco laudos diferentes. A cuidadora de idosos, Luana Motta Duarte, 32, que já havia relatado seu dilema à reportagem no dia 5 deste mês, voltou às páginas do jornal. Ela só pede que Christopher Duarte da Silva seja analisado por um pneumologista ou encaminhado para o Hospital Escola (HE-UFPel), com um tratamento adequado. O desfecho positivo se deu depois que a reportagem conversou com a mãe do menino.

"Ele já esteve no oxigênio com 88 de saturação, está há mais de sete dias tomando Predsim (corticóide) e a tosse continua. Meu medo é que o tratamento esteja sendo aplicado com base no Raio-X feito no PS, sendo que pode estar errado, conforme me disse um médico. Temo que na volta para casa e o pior aconteça", desabafou. A saga pelo tratamento que resolva o problema de Christopher - que é asmático e tem TDH (déficit de atenção) - começou entre os dias 27 e 28, quando ele foi diagnosticado com síndrome gripal, na UPA. Sem melhoras, dia 5 ele retornou a Unidade com febre e falta de ar, quando foi encaminhado para o PS que apontou broncoespasmo. No dia seguinte, após novo Raio -X, a médica plantonista informou que o menino estava com pneumonia e o deixou em observação.

Na noite do dia 6, o paciente piorou e precisou de oxigênio. "Foi quando o pediatra pediu a internação dele", relatou a mãe. Até então, Luana achava que a questão estaria resolvida, mas o dilema continuou. "Chegaram a cogitar que poderia ser tuberculose. Eu não sei mais em quem acreditar. A cada entrada de pediatra é um laudo diferente", conta. No sábado, dia 10, uma pediatra conversou com a mãe do paciente e explicou que ele voltaria para o corticóide e antibiótico, e que a situação dele era uma forte crise de asma - sem infecção respiratória -, sendo que o menino precisaria tomar bastante água e fazer limpeza nasal seguidamente.

"Ainda no sábado, perguntei se não fariam novos exames, como uma tomografia, e a resposta foi de que ele (Christopher) está prestes a ter alta. Reforcei, perguntando se um pneumologista não poderia examiná-lo e tive como resposta que a pediatria não tem esse tipo de especialista. Dói ouvir meu filho, que é inquieto, dizer que não aguenta mais tossir e nada poder fazer." Na manhã de ontem, após a reportagem questionar a Secretaria de Saúde de Pelotas e o HU, o menino passou por novo Raio -X e um pneumologista foi conversar com Luana e examinou Christopher. "Ele disse que meu filho teve um pouco de pneumonia e, a partir de agora, fará acompanhamento médico", conta a mãe, associação o resultado à entrevista dada ao jornal.

O que diz Prefeitura
A Secretaria de Saúde explica que os dados do paciente não podem ser fornecidos, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mas que está acompanhando o caso junto ao Hospital Universitário São Francisco de Paula. Ainda de acordo com a SMS, as respostas em relação ao diagnóstico e tratamento do paciente são de responsabilidade do Hospital.

O que diz o HU
"O paciente foi internado com quadro de crise de asma e infecção respiratória associada. Está em uso de antibiótico via oral e broncodilatadores inalatórios. Não apresenta sinais de gravidade, teve boa resposta aos tratamentos instituídos e tem plano de alta breve com seguimento ambulatorial já agendado."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exército de Salvação inaugura brechó no centro de Pelotas Anterior

Exército de Salvação inaugura brechó no centro de Pelotas

Moradores do Simões reclamam do lixo acumulado às margens do canal Próximo

Moradores do Simões reclamam do lixo acumulado às margens do canal

Deixe seu comentário